
Quando cheguei na Europa, fui diretamente a Lisboa, com a minha pastinha cheeeeia de documentos debaixo do braço. Tinha um único objetivo: ter um passaporte europeu. Porque vamos combinar, esse lance de ser imigrante ilegal é a maior roubada, tem pinta de Sol querendo se dar bem dançando em cima do bar na América. É viver à margem, quase sem identidade, sem nenhum direito e pedir pra ser explorado. É claro que existem casos e casos, mas eu já perdi as contas de quantas pessoas chegaram aqui, se deram conta de que nao era bem assim e voltaram com o rabinho entre as pernas. Se você quer de verdade ter qualidade de vida, um emprego minimamente decente, viajar sem medo e ser um cidadao com direitos (e deveres) nao vale a pena viver ilegalmente.
eu, Lisi e Prin...
e Neni Glock, minha família em Portugal
Portugal: Lisboa e arredores
* para informaçoes sobre vôos e hospedagem em Lisboa consulte a entrada Vôos e Hospedagem na Europa
Sem dúvida Portugal é um dos países mais bonitos e interessantes da Europa. Lindas praias, vilas de pescadores que nos levam de volta no tempo, uma gastronomia de dar água na boca e uma história que nos faz entender muita coisa sobre as nossas raízes lusitanas.
Lisboa: o coraçao de Portugal
Aerporto: O aeroporto de Lisboa é moderno e pequeno, ou seja, sem mistérios. No desembarque, saindo pela porta à direita, tem dois pontos de ônibus. Passam vários ônibus (autocarro), mas se você vai ficar no centro de Lisboa (o que eu recomendo para quem vai de turismo), o melhor é pegar o que vai para o Cais do Sodré. O Cais do Sodré fica ao lado da Praça do Comércio, ponto central de Lisboa e possui estaçoes de metro e trem (comboio) com destino a todos os pontos da cidade e arredores, como Sintra, Estoril, Cascais e etc... Os guias de viagem costumam vender Belém, Cascais e Estoril como outras cidades, mas nao leve isso em conta, porque é como se fosse dentro de Lisboa e nao demora mais que 20 minutos em trem para chegar em trem em nenhum destes lugares. Sintra é um pouquinho mais longe e o transporte público até aí é um pouco confuso, embora estejam em processo de melhora. Nao vale a pena comprar um cartao com 10 passagens de trem e metro, a nao ser que você vá ficar muitos dias e tenha certeza que vai usá-lo, pois a diferença de comprar tickets soltos é mínima e também porque a graça está em fazer Lisboa andando ou viajar de transportes alternativos, como o folclórico bonde.
Praça do Comércio, Lisboa, com a minha mae Tereza
Principais Pontos de Interesse de Lisboa:
Visitar a Praça do Comércio e o Rossio, o Castelo de Sao Jorge (a vista panorâmica da cidade é demais!), Mosteiro dos Jerônimos (ao lado tem a confeitaria mas tradicional de Lisboa, os pastéizinhos de Belém saem quentinhos e sao os melhores da cidade), perder-se nas ruas da Alfama e admirar os brechós, livrarias e pequenas galerias de arte, ir de bar em bar pela noite do Bairro Alto, comer bacalhau com nata e sardinhas com purê de pao do Alentejo, tomar uma cervejinha em um dos bares das docas em frente ao Rio Tejo.
Vista do castelo de Sao Jorge
Brechó-caféSurf em Portugal
As praias próximas a Lisboa (Carcavelos) e algumas da Costa Norte de Portugal (Eriçeira e Praia do Guincho) e Caparica sao consideradas as melhores praias européias para a prática de surf. Por estarem no Oceano Atlântico, as condiçoes de surf sao muito parecidas com as da costa brasileira, fundo de areia, rebentaçao longe da beira do mar e ondas rápidas e constantes. Na maioria das praias aptas para o surf em Portugal há lojas especializadas em aluguel de pranchas e roupas de borracha (fato de banho) portanto, se você nao vai fazer especialmente uma surf trip mas gostaria de dar um banhinho para tirar a aca, é uma opçao.
Carcavelos
Praia do GuinchoCosta Norte
A Costa Norte de Portugal é linda mas para explorar-la como se deve, você precisará de um carro. Imperdíveis: Azenhas do Mar (tem uma cidadezinha branca pendurada num precipício e uma piscina natural), Eriçeira (surf na veia e a vila é uma graça) e Praia do Guincho (venta pra caramba, mas vale a pena o visual).
Azenhas do MarVocabulário rápido:
Trem - comboio
Ônibus - autocarro
Sanduíche - sandes, ou tosta no caso de ser um mixto quente
Chopp - imperial
Fila - bicha
SFF - Se faz favor
Links
* Como em todas minhas publicaçoes, aconselho sempre ter um mapa e um guia turístico, mesmo que seja um desses de bolso. Claro, se você vai ficar poucos dias nao vai precisar de um guia detalhado e caro. Muitas cidades européias fornecem mapas e pequenas guias grátis nos centros de Informaçao Turística. Os de Lisboa estao nas estaçoes de trem ou perto das atraçoes turísticas. Outra sugestao é sobre os museus. Se você vai fazer uma viagem relativamente longa e vai percorrer muitas cidades na Europa, escolha bem os museus onde você vai entrar, um por cidade por exemplo. Porque se vc nao é exatamente um aficcionado à arte e antiguidades, no terceiro museu você vai traumatizar e jurar que nunca mais entrará em outro na vida.
No hay comentarios:
Publicar un comentario