martes, 22 de junio de 2010

Barcelona, Catalunya: seus encantos e desencantos

Barcelona


Relaçao de Amor e Ódio

Desde que eu desci do ônibus na Praça Catalunya pela primeira vez, embora eu nao soubesse que direçao tomar, ficou muito claro que esta cidade marcaria a minha vida. E a verdade é que nesses quatro anos que vivo aqui, Barcelona nao deixa de surpreender-me. Costumamos fazer um comentário um pouco grosseiro mas de compreensao imediata: Barcelona é um tapa na orelha de manha e uma chupadinha de noite.



Em dezembro vou deixar Barcelona e agora mesmo é uma fase de acerto de contas, entre eu e ela, minha Barcelona querida e nefasta.

Vista de Barcelona desde o Castelo do Montjuic


Se o seu destino é Barcelona, tenha três coisas na sua cabeça: Primeiro: Barcelona nao é Espanha. Segundo: Os catalaes e os espanhóis nao têm nada a ver com os outros europeus. E terceiro: Você nunca mais vai esquecer que esteve aqui.
Prepare todos os seus sentidos, inclusive a sua intuiçao e a sua capacidade de lidar com as suas emoçoes e Benvigut a Barcelona!


O Imperdível!

Barcelona já é uma atraçao turística por ela mesma. Faz quatro anos e meio que eu moro aqui e pelo menos uma vez por dia esta cidade me surpreende. É indispensável dizer que Gaudí foi o grande responsável por reinventar Barcelona e permitir-nos ficar boquiabertos a cada esquina que viramos e podermos deliciar-nos com uma toda sua beleza e sua energia diferente, forte e indescritível.

eu e meu pai Fred no Arco do Triunfo

Mover-se em Barcelona

Barcelona tem uma rede de transporte público fácil e muito funcional. O metro, trens e ônibus funcionam das das 5:00 as 00:00 nos domingos e dias de semana, das 05:00 as 2:00 às sextas-feiras e toda a noite nos sábados. Para locomover-se pela madrugada tem os ônibus noturnos, Nit Bus, estao por toda a cidade e passam a cada 20 minutos. Para mais informaçoes sobre o transporte público em Barcelona (http://www.tmb.cat/) e para trens de média e larga distância (http://www.renfe.es/).

Informaçoes Turísticas

Existem muitos quiosques de informaçoes turísticas pela cidade. Os mais centrais estao na Plaza Catalunya e em frente ao monumento ao Colombo. Ambos fornecem mapas grátis. Se você tem menos de quatro dias para conhecer Barcelona,´recomendo o Sight Seeing, ou ônibus turístico. Há muita coisa para ver e as atraçoes estao relativamente longe uma da outra. (http://www.bcnshop.barcelonaturisme.com/)

Cuidado Turista!!!!

Barcelona é uma cidade cara e nao muito segura. Quando falo de segurança nao tem nada a ver com violência, mas com pequenos furtos e roubos aos turistas que andam bêbados pela rua. Muito cuidado nas àreas muito turísticas, sempre tem um malandrao querendo meter a mao na bolsa de um ou abrindo a mochila de outro enquanto estao admirando uma de suas belezas. Para comer e beber evite aproximar-se dos pontos turísticos, quanto mais perto, mais caro. As vezes andar duas quadras te ajuda a economizar muitos euros. Muitos bares e restaurantes colocam um quadro negro anunciando as ofertas do dia, os famosos MENUS, com primeiro e segundo prato, bebida e sobremesa e os cardápios com os preços normalmente estao disponíveis na frente dos restaurantes. Por mais que se diga que na Espanha se come bem eu tenho as minhas dúvidas. Um lugar bom e nao muito caro pra comer tapas e prato-feito é o Rincón de la Ciudadella. Está na esquina da calle Comerç com Princesa, no bairro del Born, perto do centro. A comida é boa, barata, tem mesinhas na rua, mas os garçons nao sao muito simpáticos.

Gaudí e Barcelona

en passant por el Parc Guell

Antonio Gaudí é o grande responsável pela beleza arquitetônica de Barcelona. A Sagrada Família, a Casa Milá (La Pedrera), a casa Batló e o Parc Guell sao verdadeiras esculturas a céu aberto e com certeza te arrancarao suspiros e alguns segundos de puro extase.

A Sagrada Família é a obra-prima deste grande arquiteto, o Parque Guell é a alma de Gaudí traduzida em formas e cores e a casa Milá (La Pedrera) e a casa Batló sao arquitetônicamente inspiradoras.
Outros pontos de interesse imperdíveis sao: a Praça Espanha (que no verao fazem o espetáculo das águas, o link está no final da página), o Parc Montjuic (coladinho na Praça Espanha), a Catedral de Barcelona (está eternamente em obras, mas dá pra ver bem), Catedral de Santa Maria del Mar (meu lugar favorito em Barcelona), o Arco do Triunfo (bem menor que o de Paris), o Poble Español e o Palau de La Musica (é imperdível, vale a pena pagar os 13,50 euros)

Meus pais, Tereza e Fred, na Santa Maria del Mar

Pontos de Interesse alternativos:

Como em todas as cidades da Europa, Barcelona se faz andando. Pelo menos a parte central da cidade. Vale a pena perder-se nas ruas estreitas do bairro gótico e do Born. Nestes dois bairros estao concentrados muitos bares, restaurantes e lojas de designers locais. No verao as pessoas ficam pelas ruas até de madrugada, bebendo, tocando violao e conversando. Vários paquistaneses vendem cerveja por um euro por todas as partes. É ilegal, mas é três vezes mais barato que sentar-se em um bar para beber um chopp. Em teoria é proibido beber na rua, mas se passa a polícia nao precisa fazer mais que esconder a latinha, pois eles nao costumam implicar muito com isso. O lance da "cerveja do paqui" já fa parte da cultura da cidade... virou até hit na internet. http://www.youtube.com/watch?v=v1DPR_giLfs


Se você vai no verao, ir à praia pode ser uma opçao para descansar das longas caminhadas turísticas. Mas nao pense que vai poder relaxar muito pois as praias de Barcelona costumam ser bem disputadas. Os chringuitos (bares na areia) tocam música eletrônica o dia todo e no fim-de-semana encontrar um lugar pra colocar a canga recorda um jogo de tetris. Na praia de Bogatell você vai se sentir no Brasil, é a favorita dos brasileiros e a praia de Marbella, os peladoes andam tranquilamente de um lado ao outro.



Festas Populares

Uma das pricipais atraçoes de Barcelona é a vida noturna. Principalmente no verao, as ruas da cidade condal nunca dormem e as festas populares dao um colorido e uma animaçao especial à nossa querida Barcelona. Á parte do desfile do dia de Reis, que acontece no inverno, na noite do dia 5 de janeiro, que é quando os 3 Reis Magos saem pelas ruas da cidade em um grandioso desfile distribuindo balas e doces para as crianças que se comportaram bem durante o ano e carvao para as que se comportaram mal (ai, ai, ai), as festas do bairro de Gracia e a La Mercé (festa da Padroeira de Barcelona) transformam as noites de verao em uma frenética época de concertos musicais, desfiles e manifestaçoes da cultura catala. E o melhor de tudo: é GRÁTIS!



Festa de Gracia, com Marcilene, fazendo de Bob Esponja


A Festa de Gracia tem lugar nas duas últimas semanas de agosto e consiste em uma grande competiçao entre as ruas desse bairro (o mais ¨cool¨de Barcelona) nos quesitos alegorias e animaçao. Cada rua do bairro escolhe um tema, se ¨fantasia¨ e promove pequenos shows. Para saber as datas exatas e as atraçoes de cada ano consulte http://www.festamajordegracia.cat/ .


Gracia fervendo!!!


A ¨La Mercé¨ acontece normalmente na última semana de setembro e se espalha por toda a cidade. Castellers, Corre Focs, bonecos gigantes, grandiosos shows, teatro e dança. ou seja, uma overdose de cultura catala em 4 dias de evento. A ¨La Mercé" também dá lugar a outro festival paralelo, o BAM (Barcelona Acció Musical http://www.bcn.es/bam/2009/index.htm ), que é o grande responsável por trazer grandes nomes da música mundial e espanhola e nao deixar ninguém ficar parado nos quatro cantos de Barcelona.


Para a programaçao da ¨La Mercé¨consulte http://www.bcn.cat/merce/ca/index.shtml .

Museu Nacional de Arte de Catalunya (MNAC), Plaza España
Aeroportos
Aeroporto: Barcelona tem 3 aeroportos: El Prat, que está a 20 minutos de trem do centro, Girona, que esta a uma hora e meia de ônibus e a 21 euros e Reus, que está a uma hora de trem e é o mais complicado dos tres. Se você vem em um vôo internacional ou por qualquer companhia que nao seja a Ryanair, você chegará no El Prat. Há duas opçoes: O Renfe (trem), que tem que andar um pouquinho pra pegar mas pra economiar vale a caminhadinha, que te leva diretamente à Praça de Sants ou Passeig de Gracia e custa 0,79 centimos se você comprar o T-10 que é um ticket para 10 viagens e custa 7,90 euros e vale para o renfe, metro e ônibus. A outra opçao é o Aerobus, que para na frente do terminal de desembarque, custa 5 euros e te deixa na Praça Espanha ou Praça Catalunya.
Aeroporto de Girona, Costa Brava: Esse aeroporto opera basicamente para a Ryanair (http://www.ryanair.com/) que oferece vôos muito baratos para várias cidades da Europa. Se vale a pena? Vale, mas tem que respeitar as regras. Você só pode levar uma mala de mao, de até 10 kg e isso inclui o computador, a bolsa e até o livro debaixo do braço. Se você levar mais que isso eles enchem o saco e te fazem pagar outra mala. Preste atençao quando comprar a passagem por internet porque é obrigatório imprimir o cartao de embarque até 4 horas antes do vôo (check-in online), caso contrário te cobram 20 euros por trecho no momento do check-in. O ônibus para o aeroporto de Girona sai da Estació Nord (http://www.barcelonanord.com/) , ao lado do Arco do triunfo e custa 21 euros ida e volta e 12 euros só ida. Sai a cada meia hora, mas tenha em conta que é uma viagem de uma hora e meia. Preste atençao se o aeroporto de destino também nao é um aeroporto secundário, como é o caso de Paris e Londres, porque no fim das contas pode nao valer muito a pena.
Sobre Reus nao tenho nem idéia, nunca viajei por esse aeroporto e sinceramente nao conheço ninguém que tenha viajado.

* Como em todas minhas publicaçoes, aconselho sempre ter um mapa e um guia turístico, mesmo que seja um desses de bolso. Claro, se você vai ficar poucos dias nao vai precisar de um guia detalhado e caro. Muitas cidades européias fornecem mapas e pequenas guias grátis nos centros de Informaçao Turística. Os de Barcelona estao na Plaza Catalunya ou perto das atraçoes turísticas. Outra sugestao é sobre os museus. Se você vai fazer uma viagem relativamente longa e vai percorrer muitas cidades na Europa, escolha bem os museus onde você vai entrar, um por cidade por exemplo. Porque se vc nao é exatamente um aficcionado à arte e antiguidades, no terceiro museu você vai traumatizar e jurar que nunca mais entrará em outro na vida.







jueves, 17 de junio de 2010

Portugal, onde a aventura começou...






Descobrindo as origens da burrocracia brasileira...
Quando coloquei na minha cabeça que ia sair do Brasil, fui na casa da minha vó Dulce e catei todos os documentos do meu avô Alexandre (que era Português, veio pro Brasil com um ano de idade e morreu sem se naturalizar brasileiro e sem voltar a Portugal). Aí começou a minha pesquisa e a busca pelas certidoes, que moblizou meia família (Obrigada Tia Theia e Júlio!) e me trouxe grandes descobertas sobre as minhas origens e a minha família lusitana.
Quando cheguei na Europa, fui diretamente a Lisboa, com a minha pastinha cheeeeia de documentos debaixo do braço. Tinha um único objetivo: ter um passaporte europeu. Porque vamos combinar, esse lance de ser imigrante ilegal é a maior roubada, tem pinta de Sol querendo se dar bem dançando em cima do bar na América. É viver à margem, quase sem identidade, sem nenhum direito e pedir pra ser explorado. É claro que existem casos e casos, mas eu já perdi as contas de quantas pessoas chegaram aqui, se deram conta de que nao era bem assim e voltaram com o rabinho entre as pernas. Se você quer de verdade ter qualidade de vida, um emprego minimamente decente, viajar sem medo e ser um cidadao com direitos (e deveres) nao vale a pena viver ilegalmente.
Meu passporte demorou 8 meses para sair, porque tive que fazer o processo da minha mae antes de fazer o meu. Ou seja, tirar o passaporte me custou muito tempo, muita paciência.... e dinheiro. Primeiro porque cheguei em Portugal as vésperas do verao, e nessa época os serviços públicos costumam reduzir seu pessoal pela metade e segundo porque os portugueses adoram dificultar as coisas para os brasileiros que querem um passaporte luso, mesmo que seja um direito civil.

Mas Deus nunca fecha uma porta sem abrir uma janela. Nesse momento só pude contar com a ajuda de pessoas incríveis, a família Glock e com os meus tios Zezito e Çao, e com a insitência de ser brasileiro e nao desistir nunca! Um dia, uma funcionária da Conservatória do Direito Civil de Lisboa me disse que eu teria que esperar dois meses por um simples papel, que basicamente era uma folha de chamequinho que só dependia de um click no botao imprimir do computador. Sentei e chorei... entre os meus próprios soluços, tive uma idéia brilhante de vencer-la pelo cansaço. Já que eu nao tinha nada o que fazer, já que nao podia trabalhar nem tinha grana pra viajar, acordava todos os dias, fazia um sanduba, pegava um trem e um metro e ia para Conservatória. Me sentava em frente da mesma senhora que me havia dado aquela triste notícia e ficava olhando pra cara dela. No final do sexto dia, ela apertou o botao imprimir e me deu o papelzinho.

eu, Lisi e Prin...

e Neni Glock, minha família em Portugal


Portugal: Lisboa e arredores

* para informaçoes sobre vôos e hospedagem em Lisboa consulte a entrada Vôos e Hospedagem na Europa

Sem dúvida Portugal é um dos países mais bonitos e interessantes da Europa. Lindas praias, vilas de pescadores que nos levam de volta no tempo, uma gastronomia de dar água na boca e uma história que nos faz entender muita coisa sobre as nossas raízes lusitanas.


Lisboa: o coraçao de Portugal

Aerporto: O aeroporto de Lisboa é moderno e pequeno, ou seja, sem mistérios. No desembarque, saindo pela porta à direita, tem dois pontos de ônibus. Passam vários ônibus (autocarro), mas se você vai ficar no centro de Lisboa (o que eu recomendo para quem vai de turismo), o melhor é pegar o que vai para o Cais do Sodré. O Cais do Sodré fica ao lado da Praça do Comércio, ponto central de Lisboa e possui estaçoes de metro e trem (comboio) com destino a todos os pontos da cidade e arredores, como Sintra, Estoril, Cascais e etc... Os guias de viagem costumam vender Belém, Cascais e Estoril como outras cidades, mas nao leve isso em conta, porque é como se fosse dentro de Lisboa e nao demora mais que 20 minutos em trem para chegar em trem em nenhum destes lugares. Sintra é um pouquinho mais longe e o transporte público até aí é um pouco confuso, embora estejam em processo de melhora. Nao vale a pena comprar um cartao com 10 passagens de trem e metro, a nao ser que você vá ficar muitos dias e tenha certeza que vai usá-lo, pois a diferença de comprar tickets soltos é mínima e também porque a graça está em fazer Lisboa andando ou viajar de transportes alternativos, como o folclórico bonde.




Praça do Comércio, Lisboa, com a minha mae Tereza



Principais Pontos de Interesse de Lisboa:


Visitar a Praça do Comércio e o Rossio, o Castelo de Sao Jorge (a vista panorâmica da cidade é demais!), Mosteiro dos Jerônimos (ao lado tem a confeitaria mas tradicional de Lisboa, os pastéizinhos de Belém saem quentinhos e sao os melhores da cidade), perder-se nas ruas da Alfama e admirar os brechós, livrarias e pequenas galerias de arte, ir de bar em bar pela noite do Bairro Alto, comer bacalhau com nata e sardinhas com purê de pao do Alentejo, tomar uma cervejinha em um dos bares das docas em frente ao Rio Tejo.


Vista do castelo de Sao Jorge

Brechó-café



Surf em Portugal


As praias próximas a Lisboa (Carcavelos) e algumas da Costa Norte de Portugal (Eriçeira e Praia do Guincho) e Caparica sao consideradas as melhores praias européias para a prática de surf. Por estarem no Oceano Atlântico, as condiçoes de surf sao muito parecidas com as da costa brasileira, fundo de areia, rebentaçao longe da beira do mar e ondas rápidas e constantes. Na maioria das praias aptas para o surf em Portugal há lojas especializadas em aluguel de pranchas e roupas de borracha (fato de banho) portanto, se você nao vai fazer especialmente uma surf trip mas gostaria de dar um banhinho para tirar a aca, é uma opçao.


Carcavelos

Praia do Guincho


Costa Norte


A Costa Norte de Portugal é linda mas para explorar-la como se deve, você precisará de um carro. Imperdíveis: Azenhas do Mar (tem uma cidadezinha branca pendurada num precipício e uma piscina natural), Eriçeira (surf na veia e a vila é uma graça) e Praia do Guincho (venta pra caramba, mas vale a pena o visual).

Azenhas do Mar


Vocabulário rápido:

Trem - comboio
Ônibus - autocarro

Sanduíche - sandes, ou tosta no caso de ser um mixto quente

Chopp - imperial

Fila - bicha

SFF - Se faz favor

Links


* Como em todas minhas publicaçoes, aconselho sempre ter um mapa e um guia turístico, mesmo que seja um desses de bolso. Claro, se você vai ficar poucos dias nao vai precisar de um guia detalhado e caro. Muitas cidades européias fornecem mapas e pequenas guias grátis nos centros de Informaçao Turística. Os de Lisboa estao nas estaçoes de trem ou perto das atraçoes turísticas. Outra sugestao é sobre os museus. Se você vai fazer uma viagem relativamente longa e vai percorrer muitas cidades na Europa, escolha bem os museus onde você vai entrar, um por cidade por exemplo. Porque se vc nao é exatamente um aficcionado à arte e antiguidades, no terceiro museu você vai traumatizar e jurar que nunca mais entrará em outro na vida.






















Buscando Caminhos

Dicas de como viajar bem com pouca grana...

Esse blog é dedicado a dar aos viajeiros como eu, dicas sobre viagens longas e curtas, baseadas nas experiências que fui acumulando durante quatro anos na estrada. Conselhos práticos de como viajar bem com pouca grana, acomodaçoes, passagens baratas, transportes desde/para os aeroportos, truques para fugir das exploraçoes sofridas pelos turistas e umas quantas fotinhos para ilustrar!!! Por enquanto, estou postando lugares na Europa e Marrocos.

Próxima parada, Delhi, India, e depois sudeste asiático. Serao 5 meses viajando e contando minhas experiências. Se você já esteve por aí, suas dicas serao muito úteis. Obrigada!




Boa viagem!


Prólogo


Este blog é dedicado aos meus pais, que sempre apoiaram as minhas loucuras, engolindo em seco todas as preocupaçoes, a minha tinxeja Juliana, que me tem como exemplo (nao sei se de vida ou de insanidade), aos meus amigos de toda a vida, que cada vez que vou ao Brasil estao aí me esperando de braços abertos (Marina, Le, Karlinha, Gui, Caca, Camile, Fer e Flavinha, Li, Carlinhos e todos os outros), as pessoas que fizeram este sonho possível (Lisi, Neni, Prin, Zezito e Çao, Cris e Luc e muitos estranhos dotados de boa fé), ao meu namorado Daniel que é meu grande companheiro de aventuras e a todos os mochileiros inveterados viciados em horas de voo, hostals baratos e google maps.


minha família amada

amigos de hoje e sempre

Quatro anos atrás resolvi que precisava de uma grande mudança na minha vida. Tinha um trabalho na minha área, o jornalismo, na rádio 96 Rock, atual 91 Rock de Curitiba, muitos amigos, minha família e certa estabilidade. Porém, estava insatisfeita. Estava faltando alguma coisa. Tinha a sensaçao que o mundo era muito grande, e eu, muito pequena. Precisava me mover.
Quatro anos depois, aqui estou eu, em movimento constante. Mudando de lugar, de cenário, de hábitos, de opiniao, de objetivos. Mas hoje em dia me sinto menos pequena em relaçao ao mundo e sinto que há quatro anos atrás tomei a decisao mais acertada da minha vida. Eu mudei. Descobri que sou cidada do mundo, mochileira, trota mundos ou apenas uma louca e eterna insatisfeita, de aeroporto em aeroporto, buscando sempre um outro lugar que possa me surpreeender.


Um grande beijo a todos e espero que meu blog seja útil e divertido.